Missão

Actualmente, o diagnóstico de doenças na aquacultura é, em grande parte, feita de forma empírica, tendo em conta o aspecto dos peixes ou a sua mortalidade. A partir desta avaliação pouco precisa, amostras são enviadas para análises através de metodologias dependentes de cultivo (clássicas) e então efectuado um plano de tratamento que consiste no aumento do arejamento e oxigenação da massa de água e adição de medicamentos veterinários no alimento.

 

Tendo em consideração a rapidez de diagnóstico das metodologias moleculares (horas), comparativamente com às metodologias clássicas (dias), assim como a fiabilidade na identificação dos agentes patogénicos, o acesso das empresas de aquacultura a metodologias moleculares permitirá que as empresas minimizem mortalidades e consequentemente as perdas de produção. No entanto, apesar da existência de várias ferramentas moleculares utilizadas na medicina para a detecção de microrganismos patogénicos, essas ferramentas ainda estão bastante subutilizadas em aquaculturas.

 

 Nossa missão compreende o estudo e desenvolvimento metodologias baseadas em ferramentas moleculares tradicionais e de última geração para a detecção rápida de doenças que afectam as empresas de aquacultura.

 Promover a inovação nos serviços e produtos para caracterização molecular de agentes patogénicos e da qualidade microbiológica dos sistemas de aquacultura.

 Simultaneamente pretendemos oferecer soluções customizadas para cada caso e fornecer aos aquicultores alternativas inovadoras e economicamente acessíveis para possível antecipação de surtos e diagnóstico rápido de doenças.