Apoio aos Piscicultores

O objetivo deste blog é estimular a transferência do conhecimento prático e científico-tecnológico a respeito da microbiologia dos sistemas de aquacultura (agentes patogénicos, ciclo de nutrientes, probióticos, microrganismos benéficos, resistência a antibióticos, qualidade microbiológica e etc…). Poste aqui as suas dúvidas e mensagens.

Comentários

Aprendendo a cultivar peixes de maneira saudável na presença de agentes patogénicos. Recentemente, publicámos um artigo sobre a análise molecular das comunidades bacterianas e deteção de potenciais agentes patogénicos num sistema de aquacultura com recirculação de água(RAS). “Martins P., Cleary D.F.R. , Pires A.C.C., Rodrigues A.M., Quintino V., Calado R., Gomes N.C.M. (2013) Molecular analysis of bacterial communities and detection of potential pathogens in a recirculating aquaculture system for Scophthalmus maximus and Solea senegalensis. PlosOne. 8, 11, e80847” Durante este trabalho descobrimos que a qualidade microbiológica da água está diretamente relacionada com a espécie de peixe cultivado. Sendo que a composição das comunidades microbianas também podem variar entre compartimentos de um mesmo sistema. O nosso estudo também fornece indícios de que existe um equilíbrio entre a presença de agentes patogénicos e as populações bacterianas antagonísticas que contribuem para a supressão de doenças nos sistemas de cultivo. Este equilíbrio foi atingido pelos aquacultores devido a normas de manejo usadas e excelentes condições sanitárias. A densidade de peixes e a dose infecciosa (concentração de células do agente patogénico) são fatores-chave para o controle de doenças e para a mortalidade de peixes em aquaculturas. Portanto, o melhor conhecimento da composição microbiana dos sistemas pode ser de grande ajuda para a selecção das melhores condições de cultivo, que pode variar de sistema para sistema, dependendo de vários factores tal como a origem da água usada no sistema, espécie de peixe cultivado e o tipo de manejo. Mas a maior lição que aprendemos com esse estudo foi que quando se trata de sistemas intensivo de cultivo, provavelmente, os agentes patogénicos estarão sempre presentes e que cabe ao aquacultor manipular as interações peixe-micróbio-ambiente ao seu favor.

Nova metodologia molecular para detecção da bactéria Photobacterium damselae e suas subespécies já esta disponível para os aquacultores. Recentemente desenvolvemos através do projeto AquaSafe uma nova metodologia para a detecção da espécie Photobacterium damselae. Esta espécie é uma das principais bactérias patogénicas causadoras de doenças em peixes de aquacultura. A metodologia desenvolvida permite simultaneamente quantificar e detectar a espécie P. damselae e distinguir as suas subspecies: P. damselae damselae e P. damselae piscicida. Essa nova metodologia já esta disponíveis no LEMAM e será publicada em breve em um jornal especializado da área.

Adicionar novo comentário